Remédio que faz crescer dentes perdidos entra em fase de testes no Japão

Ciência e Tecnologia Últimas Notícias

Diferente de répteis e peixes, que trocam seus dentes ao longo da vida, os humanos — como a maioria dos mamíferos — possuem apenas dois conjuntos: os dentes de leite e os permanentes. Mas essa realidade pode estar prestes a mudar.

Segundo o Dr. Katsu Takahashi, chefe de cirurgia oral no Instituto de Pesquisa Médica do Hospital Kitano, em Osaka, existe uma “terceira geração” de dentes que permanece adormecida sob as gengivas humanas. E a novidade? Essa geração pode ser ativada.

Desde outubro, a equipe do Dr. Takahashi está conduzindo ensaios clínicos com um medicamento revolucionário no Hospital da Universidade de Kyoto, em voluntários adultos. O objetivo é ousado: fazer com que os dentes cresçam novamente de forma natural, sem necessidade de próteses, implantes ou tratamentos invasivos.

O remédio atua bloqueando a proteína USAG-1, que normalmente inibe o desenvolvimento de novos dentes. Testes anteriores em camundongos e furões já mostraram que a técnica é eficaz na regeneração dentária.

“Trata-se de uma tecnologia completamente nova no mundo”, afirma Takahashi. Ele destaca que restaurar dentes naturais traz não só benefícios estéticos, mas também funcionais, além de ser menos invasivo e potencialmente mais acessível que os métodos tradicionais.

Se os testes em humanos forem bem-sucedidos, a medicina dentária poderá passar por uma verdadeira revolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *