O Sonho de 1865 Que Descreveu um Celular Antes da Invenção
Relato de 1865 descreve uma lanterna que mostrava jogos, pessoas e dinheiro a cada jovem; hoje, lembra celular.
Em 1º de maio de 1865, um sacerdote italiano chamado João Bosco reuniu os jovens que acolhia em Turim e lhes contou um sonho que tivera na noite anterior. O relato, preservado nas Memórias Biográficas de São João Bosco, descreve uma cena que, na época, só poderia ser compreendida como uma alegoria espiritual. Mais de um século e meio depois, porém, o texto passou a ser lido de outra forma: como a descrição de uma experiência que só se tornaria comum no século XXI.
No sonho, Dom Bosco se viu dentro de uma igreja repleta de rapazes. Apesar da presença física, pouquíssimos se aproximavam da Sagrada Comunhão. Junto à balaustrada do altar, aparecia um homem alto, inteiramente vestido de negro, com dois chifres na cabeça. Ele segurava nas mãos um objeto que Dom Bosco identificou como uma lanterna mágica. Aquele aparelho, no entanto, não projetava imagens numa parede para uma plateia passiva. Ele mostrava a cada jovem, individualmente, algo diferente e irresistivelmente atraente.
A um rapaz, a lanterna exibia a recreação cheia de jogos, e ele ficava absorto em seu divertimento predileto. A outro, mostrava partidas passadas, derrotas sofridas e a esperança de vitórias futuras. Havia quem visse o país natal, os passeios, os campos e a casa da família. Outros contemplavam os estudos, os livros e as tarefas do posto de trabalho. Havia ainda quem visse frutas, doces e o vinho guardado na mala. A alguns, a lanterna mostrava os pais, os amigos, ou algo pior: os próprios pecados. E havia também quem visse o dinheiro que não havia sido entregue.
O efeito era sempre o mesmo. Enquanto olhavam para a lanterna, os jovens deixavam de olhar para o altar. Aos poucos, iam se afastando da Comunhão. Dom Bosco então interpretou o sonho para os rapazes: aquela lanterna era obra do demônio, que fazia de tudo para distrair os jovens na igreja e afastá-los dos sacramentos. A instrução que ele deu foi direta: era preciso quebrar aquela lanterna do diabo. E o modo de fazê-lo era dar uma olhada para a Cruz e refletir que afastar-se da Comunhão equivalia a lançar-se nos braços do maligno.
Quando Dom Bosco usou a expressão lanterna mágica para descrever o objeto do sonho, ele se referia a um aparelho que já existia e que ele conhecia bem. A lanterna mágica foi inventada em meados do século XVII, provavelmente pelo cientista holandês Christiaan Huygens, e consistia numa caixa de chapa com uma lamparina no interior, uma placa de vidro com imagem pintada e um conjunto de lentes convergentes que ampliavam a imagem projetada sobre uma parede ou tela.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a lanterna mágica tornou-se um meio de entretenimento e educação de massas. Projeções ambulantes percorriam aldeias e cidades, mostrando cenas cómicas, locais exóticos e imagens religiosas. Numa época em que quase ninguém viajava, a lanterna mágica era descrita como a janela aberta para o mundo. Dom Bosco, que viveu em Turim no século XIX, certamente teve contato com esse tipo de espetáculo.
O que o sonho descreve, no entanto, não é o funcionamento coletivo de uma lanterna mágica comum. O aparelho do sonho não projeta uma única imagem para todos. Ele mostra a cada jovem uma visão personalizada, ajustada aos seus interesses, memórias, desejos e obrigações. Essa característica é o ponto que, mais de um século depois, fez o relato ganhar uma nova camada de interpretação.
A comparação entre a lanterna do sonho de Dom Bosco e o celular moderno não é uma leitura oficial da Igreja Católica nem uma tese acadêmica consolidada. Trata-se de uma interpretação que circula em publicações católicas, blogs e redes sociais, especialmente a partir da década de 2020, e que encontra eco na experiência cotidiana de milhões de pessoas.
O paralelo se sustenta em vários pontos. A lanterna do sonho mostra entretenimento, como jogos e recreação. O celular oferece vídeos, jogos e redes sociais. A lanterna desperta nostalgia ao exibir a família, os amigos e o passado. O celular faz o mesmo por meio de fotografias, conversas e lembranças. A lanterna lembra deveres ao mostrar estudos, livros e tarefas. O celular notifica compromissos, prazos e pendências. A lanterna ativa desejos ao exibir doces, frutas e vinho. O celular estimula o consumo, o prazer e a comparação social. A lanterna traz à luz o oculto ao mostrar os próprios pecados e o dinheiro não entregue. O celular armazena informações pessoais, históricos de busca e segredos.
Há ainda um elemento que, para os leitores contemporâneos, torna a semelhança mais inquietante: a lanterna do sonho mostra a cada jovem exatamente o que mais o atrai. Não é um conteúdo genérico. É um conteúdo personalizado. Hoje, esse mecanismo tem um nome: algoritmo. Os sistemas de recomendação das plataformas digitais fazem precisamente isso, ao aprender os gostos, os interesses, as preocupações e os desejos de cada usuário e apresentar-lhe aquilo que tem maior probabilidade de capturar sua atenção.
Para compreender o relato em sua dimensão original, é necessário situá-lo no contexto da vida e da missão de Dom Bosco. Nascido em Castelnuovo d’Asti, na Itália, em 16 de agosto de 1815, João Bosco dedicou toda a sua vida à educação de jovens pobres e abandonados. Ordenado sacerdote em 1841, fundou o Oratório de São Francisco de Sales, em Turim, como um espaço de acolhimento, formação religiosa, escola e profissionalização para rapazes que viviam à margem da sociedade.
Dom Bosco era conhecido por seu método educativo baseado na razão, na religião e no afeto, e por sua capacidade de atrair os jovens por meio de atividades lúdicas, música e narrativas. Ele também era conhecido por seus sonhos, que ele próprio interpretava como orientações espirituais. O sonho da lanterna mágica de 1865 insere-se nessa tradição. Sua mensagem original era clara e pastoral: o demônio usa distrações para afastar os jovens da comunhão e da vida sacramental. A resposta era a vigilância, a oração e a centralidade da Eucaristia.
A leitura contemporânea que aproxima a lanterna do celular não substitui essa mensagem original. Ela a atualiza. O que muda é o instrumento da distração. O que permanece é a estrutura do problema: um dispositivo que captura a atenção, individualiza o conteúdo, atende aos desejos de cada um e, ao fazê-lo, afasta o olhar do essencial.
Publicações católicas que resgataram o sonho nos últimos anos têm enfatizado justamente essa continuidade. Um periódico da Diocese de Cancún Chetumal, no México, afirmou que a lanterna do sonho faz exatamente o que o celular faz hoje: mostra entretenimento, desperta nostalgia, lembra deveres, ativa desejos e traz à luz informações pessoais. O texto acrescenta que, a cada um, a lanterna mostrava o que mais o atraía, e que hoje isso se chama algoritmo.
Um artigo publicado no site suíço Perspective Catholique, por ocasião da Quaresma, observou que, embora em 1865 não existissem telas, a lanterna do sonho age de maneira surpreendentemente próxima ao que faz o telefone celular. O texto destaca que o celular pode ser útil, mas captura a atenção, desperta a nostalgia, recorda obrigações, estimula desejos e desvia pouco a pouco o olhar do essencial. A conclusão é que é preciso devolver o silêncio ao olhar, desviando voluntariamente os olhos daquilo que dispersa a alma.
A pergunta que o relato de Dom Bosco suscita, mais de um século e meio depois, não é se ele previu literalmente o smartphone. A pergunta é se a estrutura da distração descrita no sonho continua a operar, apenas com uma tecnologia diferente. A lanterna mágica de 1865 mostrava a cada jovem o que mais o atraía. O celular de hoje faz o mesmo. A diferença é que a lanterna do sonho só aparecia dentro da igreja, num momento específico. O celular está em todos os lugares, a todas as horas, e cabe na palma da mão.
Dom Bosco encerrou o relato com uma instrução prática: quebrar a lanterna do diabo. Hoje, a instrução ressoa de outra forma. Não se trata de quebrar o celular, mas de reconhecer quando ele se torna uma barreira entre a pessoa e aquilo que ela considera essencial. A semelhança entre o sonho de 1865 e a experiência contemporânea não é uma prova de clarividência. É um convite à reflexão sobre o que captura a atenção e sobre o que, silenciosamente, vai ficando para trás enquanto se olha para a tela.
Fontes consultadas
Memórias Biográficas de São João Bosco, de Giovanni Battista Lemoyne, volume VIII, páginas 110 a 116, edição de 1912. Publicação da Diocese de Cancún Chetumal, México, fevereiro de 2026. Artigo Carême: rendre le silence à son regard, de Eric Bertinat, no site Perspective Catholique, Suíça. Artigo Don Bosco sognò il telefonino?, de Maurizio Blondet, Itália. Blog Cavalheiro de Cristo, Brasil. Reportagem Don Bosco y la misteriosa linterna mágica que anticipó una distracción moderna, de Iris Camila Beltran, no jornal La Prensa de Coahuila, México. Reportagem A lanterna mágica, o cinema do século XIX, da National Geographic Portugal. Portal Vatican News, biografia de Dom Bosco. Projeto Emaús, Los sueños de Don Bosco: La linterna mágica. Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema, A Lanterna Mágica.